segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Alimentação ajuda a manter a cor do verão







Alimentos ricos em carotenoides e vitamina A ajudam a manter o bronzeado



Para manter a pele bonita no verão, além do protetor solar e da hidratação, é possível manter um bronzeado duradouro ingerindo alimentos que ajudam a potencializar a melanina da pele.

Os alimentos ricos em vitamina A e carotenoides são os que mais ajudam a manter a cor e podem ser encontrados nos alimentos amarelos ou alaranjados, como mamão, abóbora, cenoura e tomate. Para quem pensou na laranja, acerola, beterraba, cenoura, acertou! Esses são alimentos riquíssimos em substâncias que trazem a pigmentação reforçada para a pele. Aos que não gostam dos alimentos, é possível prescrever cápsulas com essas vitaminas e tem o mesmo resultado.


Folhas escuras, como rúcula, couve e espinafre, também são ricas em vitamina A e carotenoides. O ideal é incluir na alimentação diária, pelo menos uma semana antes de tomar sol. Duas porções por dia são suficientes. “As folhas escuras podem estar na salada ou em sucos feitos com as frutas citadas”, afirma a nutricionista. Ela sugere uma receita de suco com mamão, cenoura, manga e uma folha de couve.



Existem alguns alimentos que ajudam a combater os efeitos maléficos do sol, protegem nossa pele e ainda garantem um bronzeado prolongado por mais tempo.



Esses alimentos são ricos em beta caroteno, que são substancias extremamente antioxidantes responsáveis pela coloração laranja e vermelha nos alimentos.



Além destes alimentos, abuse dos ricos em vitamina C (frutas cítricas, brócolis e tomate); tirosina (peixe, carnes, magras, ovos e leguminosas); silício (aveia); vitamina E (gérmen de trigo e óleos vegetais) e vitamina D (fígado, salmão e gema de ovo).

Para fazer efeito, a dieta rica nestes nutrientes deve ser seguida de um a dois meses antes da exposição ao sol.


Alimentos protetores


Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e acerola, são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Ideal de consumo: duas porções por dia.


Grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e noz, possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno. Ideal de consumo: uma porção por dia.

Alimentos amarelos e alaranjados, como cenoura, tomate, abóbora e mamão, protegem a pele dos raios UVA e UVB por serem fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. Ideal de consumo: uma porção por dia.


A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres.


O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções. Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum).

O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semi-cru.

Óleos e sementes, como azeite extra-virgem, óleo de macadâmia, óleo de linhaça, possuem Vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele. Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada).

Maçã possui vitaminas do complexo B que ajudam prevenção de problemas de pele. Ideal de consumo: uma maçã por dia.



Vegetais de tons amarelo, laranja e vermelho: cenoura, beterraba, batatas-doces, pimentão, tomate e abóbora.



Frutas de tons amarelo, laranja e avermelhado: mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, nectarina e pêssego.


Vegetais de folhas verdes escuras: espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola, agrião e mostarda.



As vitaminas C e E, o ômega 3 e o licopeno também podem ajudar a manter o bronzeado. A vitamina C e o licopeno possuem atividade antioxidante e atuam combatendo os radicais livres, o que contribui para a proteção da pele. Já o ômega 3 auxilia na absorção do betacaroteno.

Vitamina C: é encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola, laranja, caju e também nos alimentos de cor verde escuro.


Vitamina E: pode ser facilmente encontrada nas sementes oleaginosas, óleos vegetais e no gérmen de trigo. O indicado é consumir cru ou levemente cozido para não reduzir o aproveitamento das vitaminas.



Ômega 3: está presente em peixes oleosos de água fria (atum, salmão, sardinha, arenque e cavala), óleo de canola, azeite e linhaça.

Licopeno: alimentos fontes de licopeno são tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.


Os benefícios dos itens ricos em carotenoides vão além da cor. Eles combatem a ação dos radicais livres acelerada pelos raios UV, mantendo a elasticidade, a integridade e o equilíbrio da pele.


Para proteger a pele dos raios de sol, a nutricionista ainda indica alimentos que contenham zinco (ostras, carne vermelha, leite e fígado); coenzima Q10 (aspargo, damasco, sardinha e sementes oleaginosas); selênio (castanhas, nozes e lentilhas); magnésio (leguminosas, sementes e nozes); cobre (fígado, moluscos e grãos integrais); biotina (fígado, cogumelo, amendoim e leite); e flavonoides (amoras, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, amoras azuis e pretas e casca de berinjela).

Mas somente a ingestão destes alimentos não é basta. É preciso evitar o excesso de exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. E o uso dessas vitaminas não dispensa o uso do protetor solar.



Segue um suco que ajuda neste bronze!



Receita com betacaroteno



Protetor cutâneo oral

Ingredientes



·         2 rodelas de pepino



·         ¼ maça



·         ½ beterraba



·         ½ cenoura



·         200ml de água



Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar ao deitar



Valor calórico 86 kcal


Curta nossa Página: https://www.facebook.com/pages/Arrasa-Gata/284430331666981
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como esfumar os olhos sem borrões?






Eu não consigo esfumar os olhos!!!! Certeza de que você conhece alguém que já disse isso.... A grande dificuldade sempre foi a de não saber direito onde termina o côncavo, até onde vai o esfumado, que tipo de sombra usar para conseguir um efeito e outro.


O primeiro passo é desenhar a linha do côncavo com um traço e esfumá-la, a partir desse traço para baixo, cobrindo o restante do côncavo com a sombra preta opaca. Do traço para cima também deve ser esfumado para evitar o visual marcado, porém, com o pincel apenas sujo de sombra, para deixar um ar sutil e sem que encoste na sobrancelha.



Depois de preparar a pele com corretivo, base fluida e pó, faça um traço com sombra preta opaca, demarcando o fim do côncavo de um canto ao outro do olho.



Esfume sombra preta para baixo e para cima com o pincel. Para não borrar a pele, pincele pó translúcido abaixo dos olhos. Marque do canto externo até a metade dos cílios inferiores.



Esfume com o pincel sujo de sombra preta cintilante sobre o traço do côncavo. Coloque cílios de volume e várias camadas de máscara preta. Finalize tirando com um pincel os vestígios de pó.



Ter um pincel próprio para esfumar os olhos é fundamental para evitar que se deposite excesso de sombra na pálpebra, já que ele tem cerdas arredondadas.


CURTA NOSSA PÁGINA: https://www.facebook.com/pages/Arrasa-Gata/284430331666981






quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Conheça a função dos corretivos coloridos







Os corretivos coloridos podem, às vezes, ser mais eficientes do que os tradicionais tons da pele. Veja a função desses corretivos e as cores disponíveis no mercado



Você já ouviu falar em corretivos coloridos? Esses itens de maquiagem podem esconder manchas e pequenas cicatrizes no rosto melhor do que os corretivos comuns, deixando a pele com um tom mais uniformizado. A dica é de que as cores podem ser usadas para neutralizar tons, por isso devem ter cores opostas as do que se objetiva esconder.



Na hora de camuflar os defeitinhos e manchas da pele, tudo é válido, até usar um corretivo verde, por exemplo! Isso mesmo, os corretivos são indispensáveis para uma pele bonita e já existem no mercado opções coloridas, para determinados tipos de problemas que queremos esconder. A lógica é sobrepor as cores complementares, que irão se anular na pele. 



Existem corretivos nos tons amarelo, verde e rosa, além dos tradicionais tons de bege e outros menos comuns, como roxo, azul, laranja, vermelho e branco.



Mais de um desses tons podem e devem ser usados em uma mesma pele. A própria olheira começa de uma cor em um canto de olho e termina de outra. Cada um possui uma função diferente e nós te explicamos as principais:



Rosa – É mais indicado para peles morenas e negras, que não tem muita olheira, mas comumente são mais manchadas. Esse tom uniformiza a pele.



Verde – Anula os tons avermelhados da cútis, como espinhas, por exemplo.



Amarelo – Anula os tons arroxeados e olheiras bem escuras.



Roxo - se o que você quer é esconder manchas que tenham tons de amarelo ou laranja, além de manchas de cor marrom o corretivo lilás é a melhor opção. E se aquela espinha está te incomodando, mas ainda não está vermelha, essa cor também é ótima para escondê-la. Disfarça manchas amarronzadas e sardas.



Laranja: próprio para olheiras que tenham tom azulado.



Aprenda como passar

Comece pela base que mais combina com o tom de sua pele. Em seguida passe o corretivo colorido  sobre o local da mancha, espinha ou pequena cicatriz – sem espalhar ou esfregar, apenas com pequenas batidinhas. Não exagere nas camadas para que a pele não fique com a aparência artificial. Por cima, aplique o corretivo no tom de sua pele. Para finalizar, se preferir, passe um pó compacto adequado à sua pele.




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Maquiagem cosmecêutica: fique linda e trate sua pele ao mesmo tempo





Maquiagem cosmecêutica conta com propriedades funcionais que auxiliam na prevenção contra rugas, linhas de expressão e até tratam e hidratam as olheiras



Já pensou na ideia de se embelezar fazendo aquele make caprichado e, ao mesmo tempo, estar tratando sua pele? Essa é a proposta da maquiagem cosmecêutica, novo termo da indústria de cosméticos que contém em sua composição ingredientes bioativos e propriedades funcionais, cujo sua eficácia foi testada e aprovada com vários estudos.


Além de esconder as imperfeições da face e embelezar, a maquiagem cosmecêutica tem como proposta cuidar da pele. Alguns desses produtos prometem amenizar a oleosidade, hidratar, proteger e até mesmo contam com efeito antienvelhecimento. É a união dos cosméticos com os farmacêuticos.



Nas perfumarias é possível encontrar grande variedade de maquiagens cosmecêuticas, como corretivos para os olhos, bases e pós com filtro solar de marcas como Neutrogena, Natura, O Boticário, Kryolan e Clinique. Em relação a possíveis reações do produto, não há com o que se preocupar: As grandes marcas de produtos de maquiagem investem pesado em testes para não sair nada errado. Devem procurar dermatologistas aqueles que apresentam manchas na pele, tem predisposição a alergias e outros problemas dermatológicos que podem vir a se manifestar com o uso desses produtos.



A Revlon, por exemplo, que lançou uma base com retinol para a prevenção contra rugas e linhas de expressão. O mesmo caminho seguem famosas marcas como a Dior e L’Oréal, que têm forte presença no mercado de maquiagem cosmecêutica. Os cosmecêuticos embelezam e tratam a pele a longo prazo, mas não devem ser confundidos com produtos feitos para curar problemas mais difíceis de serem resolvidos: A maquiagem cosmecêutica ajuda, mas nada como os cosméticos que são produzidos com apenas o fim de tratar imperfeições da pele. Portanto, atenção: se você apresentar acne ou problemas mais graves na pele, o ideal é investir em um tratamento específico sob o acompanhamento de um médico.

Curta nossa página: https://www.facebook.com/pages/Arrasa-Gata/284430331666981