quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cabelos descoloridos precisam de cuidados especiais





Toda mulher tem o direito de ser loira, ter mechas e ter um fundo loiro para um vermelho brilhante, certo?! Por que não descolorir os fios se esse é seu sonho desde sempre? O que importa é você acertar no tom e cuidar muito bem dos cabelos.

A decisão requer investimento, porque exige cuidados e produtos de qualidade. Se você está pronta para isso, siga em frente e seja feliz.
Cabelos descoloridos ficam fragilizados, ásperos e porosos, por isso, exigem atenção. É  recomendado fazer tratamento com aminoácidos, nutrientes e queratina no dia em que o cabelo foi descolorido.

Os tratamentos mais indicados são umectação, procedimento que devolve umidade ao fio e deve ser feito inicialmente uma vez por semana e, com o tempo, a cada quinze dias ou uma vez por mês. A cauterização também é indicada. O fio tem 12 camadas e sete ou oito são descoloridas, então o tratamento vai completar as 12 camadas aos poucos e devolver a vida aos fios.

Tratamentos à base de proteína, como a queratina, pelo menos uma vez por mês, é imprescindível. A queratina reconstrói o fio do cabelo e repõem tudo que foi perdido, além de dar força.

Já que o cabelo descolorido absorve mais fumaça de cigarro e poluição, o importante é dar resistência aos fios, por isso, o indicado é fazer tratamentos à base de proteínas. No dia a dia, é indicado o uso de sérum para reparar as pontas, dar brilho e maciez, além de usar cosméticos próprios para cabelos descoloridos, por ter um pH balanceado para equilibrar a porosidade do fio.

Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é lançar mão de um reforçador de clareamento. Esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: Um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro, por exemplo. O resultado é um cabelo menos danificado e com menos pontas duplas. 

Uma boa pedida é usar um condicionador ácido, que neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso. Apenas o condicionador pode ter o pH alterado - mudar o do xampu pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza 

Para ocorrer descoloração, os fios perdem água e ficam desidratados. Uma hidratação semanal vai devolver aos cabelos a umidade natural, além de repor os componentes que foram perdidos, como sais minerais, vitaminas e queratina. Essa última é a principal recomendação de cuidado com fios descoloridos. A queratina ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo, que ficam abertas depois da descoloração. Caso você opte por fazer a hidratação em casa, não exagere na quantidade de produto, que não melhora em nada a absorção do creme. Coloque uma porção de hidratante do tamanho de uma moeda de dez centavos nas mãos e faça a aplicação mecha a mecha, massageando os fios.

Arrase, gata!




2 comentários:

  1. Amei as dicas!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Perfeito pra mim que acabei de descolorir mechas do meu cabelo pintado de preto! Sou louca né? kkkkkk
    Mas tô adorando apesar de ter que cuidar dos fios que estão ásperos e fragilizados!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas para cabelos descoloridos!! <3 (me deu ainda mais vontade de descolorir mais o meu rsss :DD)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir