terça-feira, 20 de agosto de 2013

Filtro solar com cor ou maquiagem com filtro solar ? O que usar ?





Hoje em dia existem inúmeras opções de filtro solar com cor e também de maquiagens com filtro solar. Mas o que usar ? É a mesma coisa ?

Inicialmente para escolher  uma dessas opções é preciso avaliar o tipo de pele (se oleosa, normal ou seca), condições dermatológicas (como se a pele tem problema demanchas, por exemplo) e o tipo de exposição à luz ou radiação ultravioleta que a pele vai sofrer.

Apesar de já existirem produtos mais leves, protetores solares com cor e FPS alto geralmente deixam a pele mais oleosa, pelo próprio pigmento e pela presença de outros filtros físicos na fórmula, como o dióxido de titânio ou óxido de zinco. Além disso, é preciso também analisar a cor do produto, pois muitos filtros com cor não tem muitas opções de tonalidade e pode não bater com a da sua pele.

Em relação a pessoas com manchas na pele, o cuidado na escolha deve ser redobrado, pois maquiagens com filtro oferecem uma proteção mais baixa contra os raios UV, sendo o FPS geralmente de 8 a 15, 20 ocasionalmente. Além disso, não costuma existir nesses produtos a preocupação com o PPD, ou seja, a proteção contra irradiação UVA, que é eficaz quando o PPD é no mínimo em torno de 1/3 do FPS.

Por outro lado, a maquiagem com filtro é uma ótima opção para complementar a proteção em peles com manchas; hoje se sabe que, que tem melasma, consegue manter a pele muito mais clara se usar um protetor solar alto (FPS 50 ou mais) associado com maquiagem por cima do filtro, pois se consegue aumentar ainda mais a proteção, especialmente contra a nociva luz visível.

O terceiro ponto importante se refere em que situação será usado o filtro com cor ou a maquiagem com filtro. Em situações de exposição intensa à radiação UV, como praia e piscina, deve-se usar filtro solar e não maquiagem com filtro, pelos motivos já citados: FPS mais baixo, pouca proteção contra UVA e também pelo fato do filtro solar ser bem mais resistente à água e ao suor. Em situações normais do dia-a-dia, em pessoas sem o problema de manchas, é possível usar a maquiagem com filtro solar sem problemas, dando-se preferência para aquelas com um FPS mínimo de 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário