Gatas, olha só a matéria da Folha
de S. Paulo... é ou não é para alegrar ainda mais a sexta!?
O mercado brasileiro realmente
parece interessar à marca de maquiagem mais famosa do mundo. No Brasil desde
2002, a MAC agora baixou os preços dos seus produtos para se tornar mais
competitiva. Segundo a assessoria, a empresa se limita a dizer que fez um
"investimento em preços".
Os batons icônicos da marca
baixaram R$13. Ter um Snob, Ruby Woo ou Russian Red no nécessaire sai por R$66
- antes eram R$79.
Os valores ainda assustam se
comparado às linhas mais baratas das marcas nacionais - nas nossas farmácias
têm batons por menos de R$10. Mas o preço não soa tão absurdo se postos ao lado
dos R$43 cobrados pela nacional Contém 1g, ou dos R$59 pedidos pela L'Oreal, e
R$47,90, pela Revlon. Os dois últimos marcas importadas que estão há mais tempo
no Brasil.
"Essa queda no valor dos
produtos da MAC é um risco para as marcas nacionais. Nós ainda acreditamos que
o que vem de fora é melhor e no mercado de beleza uma diferença de 20% ou 30%
não é consideração tão alto. Nesse setor, a mulher está comprando a esperança
de ficar mais bonita, a sua autoestima", explica Daniela Khauaja,
professora da ESPM.
A comparação fica mais
interessante nos produtos para pele. A mistura de base e pó Studio Fix, um
clássico da marca, que custava R$169, agora sai por R$119. Outras bases
líquidas da marca saem pelo mesmo preço.
As bases da MAC chegam a estar
mais em conta do que alguns dos produtos nacionais. A base Velvet, da Contem
1g, sai por R$165.
Essa diferença ainda é exceção.
Marcas nacionais como O Boticário e Natura não cobram mais de R$80 pelas suas
bases top de linha.
Procurada, a Contém 1g e Natura
não responderam às perguntas da coluna até a manhã desta sexta-feira. Já O
Boticário, por meio de sua assessoria, afirmou que não iria se posicionar sobre
o assunto.
SEPHORA
Em comparação com as outras
marcas gringas trazidas para o Brasil na bagagem da Sephora, a MAC está quase
"baratinha". A famosa base HD Invisible Cover, da Make Up Forever,
sai por R$177, e os seus batons por R$84. A Nars cobra R$96 pelo seu Velvet
Matte Lip Pencil (outra figurinha carimbada dos desfiles internacionais).
Segundo Khauaja, a MAC, Sephora e
L'Occitane, quando vieram para o Brasil, se posicionaram como marcas de luxo,
para o mercado AA. A professora afirma que agora existe um movimento dessas
grifes para se colocarem como mais acessíveis às classes A e B.
"A MAC baixou os preços, a
L'Occitane lançou uma linha com produtos brasileiros e a Sephora, que teve a
sua primeira loja no JK [um shopping de luxo], agora já tem filial no Eldorado,
que abrange um público maior", diz.
Mesmo com os descontos, ainda
vale a pena fazer encomendas para a amiga que não se incomoda em ser meio
muambeira. Nos EUA, os batons saem por US$14 - cerca de RS 35. Já no freeshop,
eles custam cerca de US$20 (R$50).
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