terça-feira, 6 de agosto de 2013

Glúten: vilão ou mocinho?





Normalmente encontramos nas embalagens de diversos alimentos as informações “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten”, mas muitas vezes não sabemos do que se trata e nem os efeitos que ele pode trazer.

O glúten é uma substância criada a partir da mistura de algumas proteínas encontradas em muitos cereais, como o trigo, cevada, aveia e centeio e muito se especula sobre o que essa substância pode trazer de bom ou ruim.

O consumo de glúten é um tema polêmico e algumas pessoas devem evitá-lo. O organismo de portadores de doença celíaca, por exemplo, não produz a enzima responsável pela quebra do glúten, a transglutaminase. Desta forma a proteína não é absorvida de forma correta, causando enjoos, estufamento do abdome e outras consequências que podem levar o indivíduo a um processo inflamatório, assim como pessoas com problemas de alergias.

Em função dos malefícios do glúten para determinados indivíduos, entrou em vigor a a Lei nº 8.543, em 1992, que determinou a inclusão da frase “Contém Glúten” nas embalagens de alimentos feitos a base das proteínas. Além de problemas específicos para determinados indivíduos, algumas dietas também afirmam que a retirada do glúten da alimentação pode ajudar no emagrecimento e perda da temida barriguinha.

O glúten não precisa ser abolido da alimentação. Para eles, a proteína não está diretamente ligada à obesidade, o que acontece é uma tendência natural a evitar o consumo de determinados carboidratos. Apenas a diminuição da ingestão é suficiente para o recebimento de alguns benefícios, como a redução do inchaço no corpo, já que um cardápio balanceado é o ideal para a perda de peso.

Um comentário:

  1. Oi flor!

    Muito boa matéria. Não possuo alergia ao glúten , mas recentemente, passei 20 dias sem ingerir pão, massas e farinha e além de emagrecer 5 quilos nesse período, notei minha pele mais bonita. Pode ser que o fato de consumir mais legumes e vegetais tenha contribuído. Mas conversando com um dermatologista, ele comentou que eliminar as farinhas da alimentação( massas, pao, macarrão, etc) fazmuito bem pra pele.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir