terça-feira, 7 de junho de 2011

As propriedades das plantas marinhas contra o envelhecimento



A alga Chrondus Crispus, originária da Irlanda, sobrevive a condições adversas, como baixa luminosidade e frio intenso. Pesquisadores afirmam que o ativo extraído dessa biomassa, o Bio Detox®, é superior às vitaminas C e E, promovendo ação antienvelhecimento, anti-inflamação, antioxidação, hidratação, cicatrização etc. O lançamento oficial acontecerá durante o 6º Congresso Internacional Consulfarma, do dia 07 a 09 de julho, em São Paulo.
A última novidade em ativos multifuncionais para uso tópico vem das águas geladas do Mar Ártico, mais especificamente da Chrondus Crispus, um musgo vermelho que vive nas profundezas.  Sua sobrevivência só é possível devido à concentração de peptídeos, que dão origem às altas concentrações de proteínas, utilizadas pelas algas como fonte de energia, durante as baixas temperaturas do oceano. Por ser utilizado para tratar diversas doenças, foi observado o ciclo de reserva de energia dessas algas pela empresa francesa Exsymol, especialista na geração de tendências por meio da alta tecnologia para desenvolver princípios ativos para a área cosmética. Então, os pesquisadores criaram o Bio Detox® para a incorporação em produtos dermocosméticos.
Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos, empresa brasileira que trouxe o lançamento ao Brasil, explica que o ativo dessa alga pode oferecer muitos benefícios à pele. “Ele atua como um anti-idade, protege contra as agressões do meio ambiente, auxilia na cicatrização cutânea, na hidratação, é um antioxidante superior as vitaminas C e E, estimula o crescimento celular que, por conseqüência, proporciona a produção de colágeno, além de oferecer maior capacidade de produção de ATP, isto é, mais energia para a célula”, diz
A sobrevivência da alga ao forte inverno e a pouca luminosidade, dentre outras adversidades do mar, só é possível, de fato, devido à alta concentração de citrulil arginina (aminoácido presente nos processos do sistema cardiovascular e nas reações imunológicas) e taurina (aminoácido conhecido por sua ação energizante e protetora do DNA). São aminoácidos não essenciais, mas abundantes no organismo humano e importantes fontes de energia celular. Agora, todas essas propriedades de proteção e regeneração contida nas algas estão à disposição para os cuidados com a pele. “O Bio Detox® contém ainda sais minerais Ca, Mg, K, Cl e vitaminas que desempenham funções vitais como manter o equilíbrio de fluidos, transportar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético”, observa a especialista.
A farmacêutica lembra que a alga marinha tem uma boa concentração de outros componentes que confere mais benefícios à pele, ou seja, elementos próprios da espécie que aumentam a resistência celular, até mesmo quando acontece a redução de gelo, por volta do mês de março, considerado o período mais crítico para a sua sobrevivência.
“O Bio Detox®, que pode ser formulado em qualquer farmácia de manipulação, com prescrição médica, tem características totalmente compatíveis ao nosso organismo e para todo tipo de pele”, finaliza Mika.
Resumo
Bio Detox®: Ativo extraído da alga marinha Chrondus Crispus
Ação: Antienvelhecimento, anti-inflamação, antioxidação, hidratação e cicatrização
Aplicação: Cremes, loções, géis e seruns
Área de aplicação: Corpo e rosto
Onde encontrar: A partir do 6º Congresso Internacional Consulfarma (07 a 09 de julho), nas  farmácias de manipulação, com prescrição médica.
Fonte: Biotec Dermocosméticos - empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário