terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pó Facial – Como escolher e usar



Utilizamos sempre para dar aquele toque aveludado, e acabamento sem brilho no rosto. Pó solto ou Compacto, ambos foram inventados para serem utilizados na finalização da maquiagem, para dar acabamento Matte, retirando o brilho da pele, e fixando a base, deve ser aplicado em pouca quantidade pois o excesso retira a naturalidade da pele, deixando a maquiagem com aspecto pesado. Procure comprar o pó facial num tom similar ao de sua base, os chamados translúcidos são ótimos mas vou falar um pouquinho de cada para matar as dúvidas.

TIPOS
Pó compacto  - é eficaz quando o objetivo é obter uma camada mais densa em zonas específicas do rosto, para efeito de correção ou retoque das áreas que ficarem brilhantes ao longo do dia (ideal para trazer na bolsa).
Pó facial - é mais leve, proporcina um acabamento mais natural.
Pó translúcido (compacto ou solto) - proporciona cobertura suave e transparente para todos os tipos de pele.
Pó opaco - usado para qualquer tipo de correção, é ideal para peles com poros visíveis.
Pó com brilho - quando a intenção é  realçar e não a correção de imperfeições na pele. (Deve ser passado com cautela (como tudo na maquiagem) – peles oleosas devem evitar por que reforça a aparência de oleosidade e não usar em áreas com flacidez, linhas de expressão por que ressalta o problema). 
TONALIDADE
No tom da pele.  Meninas eu costumo ter pelo menos dois tom de pó ( um pó mais escuro no verão e um mais claro no inverno) para não dar aquela diferença HORROROSA do rosto para o resto do corpo.

APLICAÇÃO
Pode ser aplicado, com uma esponja ou com um pincel, na parte central do rosto (região mais oleosa).
Pó compacto - para aplicar usar o pincel, com pequena quantidade do produto, no mesmo sentido da base. Para retocar é só dar batidinhas com a esponja de pó.
Pó facial - é mais fácil de perder o controle da quantidade. Por isso antes de aplicar, dê batidinhas no pincel para dispensar o excesso de produto. 
Pelo amor de God tomem cuidado para não chamar a atenção dos traficantes com tanto pó na cara e nem parecer que usou a farinha de trigo da sua avó de tão branca!

JOGO CLARO-ESCURO
Para quem tem um pouquinho mais de experiência dá para trabalhar com dois tons mais escuros – para amenizar pontos que incomodam. Para  ressaltar os pontos fortes, usar dois tons mais claros, depois de finalizar a maquiagem com o pó no tom da pele. Esse jogo do claro-escuro, pode ser feito com base, corretivo, pó compacto ou blush de tom amarronzado e opaco, eu acho mais fácil e prático usar o pó ou o blush. Os tons escuros diminuem as áreas, puxando-as para trás. Os tons mais claros aumentam e trazem a área trabalhada para frente. É só dar pinceladas e esfumar bem para não deixar marcado. Exemplos: o nariz é longo – é só escurecer a ponta, o nariz é largo – escurecer as laterais, a testa é grande (maior do que a largura do queixo à ponta do nariz) – escurecer próximo à raiz do cabelo, papada – é só pincelar, queixo proeminente – escurecer também. O queixo e a testa são pequenos – pincele o tom claro. Gosto dessa técnica por que valoriza o look.
Dica: Por mais estranho que pareça a base e o pó são usados sim nas pálpebras e nos lábios, assim tanto a sombra quanto o batom fixam melhor e também mostra melhor a cor de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário