sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tire suas dúvidas de como cuidar da pele...



1.    Quais são os tipos de pele?
A pele corporal tem um ph diferente da pele facial, por isso existem produtos e cosméticos diferentes que são indicados para cada um.

2.    Como escolher o sabonete certo para cada tipo de pele?
A escolha do sabonete certo é muito importante devido ao seu ph que pode oscilar de 5,0 a 6,0. A manutenção deste valor de ph protege a pele na instalação de fungos e bactérias, temos que usar sabonetes próximos ao ph.  Temos que saber identificar o tipo de pele se é oleosa ou seca, que são as mais comuns. A pele seca (mais alcalina) que costuma ser a da coxa e perna fica levemente esbranquiçada quando passamos a unha, é importante usar um sabonete com hidratante e depois hidratar com o hidratante para peles secas. A pele oleosa (mais básica) que é mais comum na região de pescoço e costas, deve usar sabonete neutro e hidratar com hidratante para peles oleosas, não usar óleos de banho para a hidratação. Assim, a importância de sabonetes líquidos (mais próximos do ph da pele que os em barra) corretamente formulados, que possuam ph adequado e ativos que minimizem o efeito o efeito desengordurante dos detergentes que formam uma película de lubrificação e proteção da pele.
     
3.    Os esfoliantes podem ser usados em qualquer pele?
Os esfoliantes são sabonetes para retirar a camada da mais superficial da pele, promovendo a renovação celular e também melhoram a permeabilidade da pele para outros cosméticos como hidratantes. Pode ser usado por todos os tipos de pele, as mais sensíveis usar com cuidado para não machucar. Deve ser usa 1 vez por semana.

4.    Existem sabonetes que levam leites. Eles são indicados para que tipo de pele?
Sabonetes com leites em sua formulação são mais hidratantes, porem devem ser usados para peles secas.

5.    Os sabonetes antibactericidas são eficazes? Eles podem ser usados em qualquer pele?
São eficazes sim, tem um ph um pouco mais ácido. Podem ser usado por todo o tipo de pele, porem as mais sensíveis pode ter uma leve sensação de coceira.

6.    Quem tem pele oleosa, que cuidados deve ter para evitar as acnes?
Lavar o rosto com sabonete específico para o tipo de pele 3 vezes ao dia e fazer uso de um tônico também para o tipo de pele. Aqui é importante a indicação de um profissional.  

7.    As dermatites (comuns no verão) podem surgir em qualquer pele?

A dermatite de contato também pode ser provocada pela exposição a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica. Exemplo: fragrância, adesivos, cosméticos, etc. Há o caso em que produtos causam reações somente quando em contato com a pele e expostos à luz solar (fotossensibilidade). Estes produtos incluem as loções para barbear, os filtros solares, as pomadas com sulfas, alguns perfumes, produtos com alcatrão, óleo que sai da pele dos cítricos. Alguns poucos alérgenos transportados pelo ar, como a ambrosia e os inseticidas em spray, podem causar uma dermatite de contato.

8.    Para quem tem pele seca, o recomendado é usar muito hidrantante?
Não deve usar muito, mais pode usar 1 vez ao dia, se for associados com um fator de proteção solar melhor ainda e claro que para peles oleosas. 

9.    O protetor solar é indicado para todos. Mas ele deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele?

Sim, todos devem usar o protetor solar. Procure um que seja para o seu tipo de pele. Oleosas ou secas.

10.    Dicas  para quem quer ter uma pele saudável?
Deve se tomar bastante água, uma alimentação saudável, fazer uso de protetor solar diariamente, usar um sabote para higiene da pele, usar um tônico para equilibrar o ph e se necessário um hidratante facial.  


Um comentário: